domingo, 9 de janeiro de 2011

Resenha: O Mistério da Torre Negra

Oi Gente!
hoje vou falar sobre O Mistério da Torre Negra, de Louis Bayard. A princípio eu não gostei muito desse livro, acho que porque não era um romance onde existem o herói e a mocinha, e apesar de ser sobre investigação de um mistério, não era como Sherlock Holmes, que eu AMO. Bom eu achei o livro muito difícil de ler no começo e até meio chato, mas depois acabei me interessando e acabei até chorando lendo o livro.



A história se passa na época da Restauração na França e se envolve muito com a Revolução Francesa, já que supostamente o filho de Luís XVI, não teria morrido em seu confinamento em uma Torre, e sim haveriam colocado outro menino em seu lugar para que ele fugisse.
Tudo começa com um assassinato, o qual nas investigações, Vidocq, o detetive, conhece o doutor Hector Carpentier, que cujo o falecido pai conhecia o assassinado.
Para descobrir quem matou o homem, Vidocq convida Hector para acompanha-lo e juntos eles descobrem que aquilo é muito maior do que um simples assassinato, e que talvez Carlos, um homem que eles conhecem durante a investigação, possa realmente ser o Luís XVII, filho de Luís XVI, e legítimo Rei da França. Hector, inclusive, descobre um diário de seu pai, que foi médico de Luís XVII, e que contém várias informações sobre como as coisas ocorriam na Torre, onde o menino estava preso.

Achei legal o livro ser baseado em fatos reais, principalmente porque estudei essa parte da história ano passado. As personagens de Vidoqc e Luís XVII realmente existiram. No livro também há muitos palavrões entre o diálogo das personagens, principalmente nas falas de Vidocq, que havia sido ladrão um dia, o que talvez explique o vocabulário.

Bom, eu recomendo esse livro para quem se interessa por história, já que ele me fez pesquisar mais sobre a época e as personagens.

Há também, o site oficial do livro, no qual é possível comprá-lo, baixar um capítulo, conhecer mais sobre as personagens e o autor e até ver um trailer sobre um filme baseado em Vidocq (o trailer é em inglês).
Confira aqui.

Até a próxima.

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário